Família

O Círculo é alerta sobre privacidade

Por sugestão da minha filha assistimos ao filme O Círculo, com Emma Watson e Tom Hanks. Nós gostamos bastante, principalmente do alerta que ele traz sobre privacidade e liberdade nas redes sociais, nesse contexto tão tecnológico que vivemos atualmente.

No filme, The Circle é uma empresa de tecnologia, com uma sede maravilhosa na Califórnia, que conecta todas os serviços via internet que conhecemos (e-mail, redes sociais, compras, sistemas bancários) e mais alguns que ainda não estão no nosso dia a dia. Assim cada usuário tem uma identidade on-line em nome de uma nova era de transparência e civilidade. Será???

Para nossa surpresa, o filme não teve boas críticas e passou despercebido nos cinemas. Nossa opinião, de quem tem adolescentes em casa, é que ele traz uma discussão muito oportuna, sobre como estamos lidando – agora mesmo, e não no futuro – com toda essa tecnologia e exposição via redes sociais. E o que o futuro próximo nos reserva. O filme, dirigido por James Ponsoldt, foi baseado no romance de Dave Eggers, e está disponível no Netflix???. Clique para assistir ao trailer.

 

O Círculo: tecnologia x liberdade

Meu marido, Marcelo, escreveu sobre o alerta de tecnologia x liberdade feito pelo filme:

O Círculo”, filme James Ponsoldt, com Emma Watson e Tom Hanks, é bom em todos os aspectos. Mas por que não fez sucesso? É simples: porque o filme é um ALERTA. Um alerta para a total perda de LIBERDADE com o uso especialmente das redes sociais. Imagine fazer tudo pela sua conta em uma rede social. E se por algum motivo sua conta fosse bloqueada? Não poderia fazer mais nada, talvez nem comprar comida. Morreria de fome?

Ok, haveria outras formas de se alimentar, mas esse seria o começo e chegaríamos rapidamente ao ponto mais perigoso: o uso de chips em pessoas. O filme trata muito rapidamente deste assunto. Mas seria o fim. O fim da liberdade. Se quem estiver no comando não gostar de você, do que você faz ou fala, simplesmente desligaria o chip e aí você morreria mesmo.

E não ache que estou sendo muito radical não. É só parar um pouco para pensar e ver tudo o que está acontecendo no mundo e encontrará vários pequenos exemplos do que estou falando (dá pra colocar algum exemplo?). Não se deixe levar pelas facilidades apresentadas por essas tecnologias. Não sou contra as novas tecnologias. Pelo contrário, sou totalmente a favor. Mas para cada uma, estude com cautela e veja qual a sua real finalidade.

 

Se você ficou curioso, no Brasil o livro O Círculo, de Dave Eggers, foi editado pela Companhia das Letras, e você encontra clicando neste link. Veja aqui uma crítica assinada pelo Zeca Camargo na Folha de S. Paulo, na época do lançamento do livro.

Outros filmes interessantes que assistimos com nossas filhas estão neste post.

Deixe uma resposta